sexta-feira, 13 de abril de 2012

mudam-se os tempos, mudam-se os desfiles!


Flashes. Luzes. Musica. E muito glamour. É assim que todos imaginam um desfile de moda. No entanto, nem sempre os desfiles foram sinónimo de espetáculo e entretenimento. 

Surgiram na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1858, no auge da alta-costura, com o costureiro inglês Charles Frederick Worth, considerado também o “Pai da alta-costura”. Worth foi o primeiro a utilizar manequins vivas para apresentar os seus modelos às clientes. 
Já no início do século XX, com a indústria da moda a ocupar o seu espaço no mercado Europeu e nos Estados Unidos, os criadores de moda exibem desfiles para um público muito restrito.

Mais tarde, em 1980, os desfiles chegam não só com o glamour da época, mas com uma certa liberdade nas passarelas. Com vários estilos em evidência, os desfiles tornam-se “shows”, cada vez mais inovadores e muitas vezes chamados de grandes espetáculos. 
Criadores como Jean-Paul Gaultier, Viviene Westwood, Christian Lacroix, Giorgio Armani entre outros, fazem verdadeiros espetáculos.

Em 1990, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Cindy Crawford entre outras, tornaram-se ícones de moda da época. E no mesmo período, o estilista francês Thierry Mugler, para comemorar os 20 anos da marca e o lançamento do Angel, faz no teatro parisiense “Ópera Comique” o mais caro desfile que já houve em toda a história da moda. Foram gastos 20 milhões de dólares para esse desfile. 

Em 1996, Yves Saint Laurent causou polémica, a transmitir pela primeira vez  um desfile em tempo real. Pouco depois, o austríaco Helmut Lang optou por realizar o seu desfile exclusivamente via internet e cancelou o tradicional desfile. Outro sucesso foi o desfile de John Galliano para Dior, na estação ferroviária de Austerlitz, em 1998.

Atualmente, quase todos os desfiles são transmitidos em tempo real. E Vitoria’s Secret, entre outras marcas, já nos habituaram a estes desfiles, que por vezes se confundem com um verdadeiro espetáculo e nos divertem imenso. 


Recentemente, no Portugal Fashion, Teresa Martins surpreendeu com a sua coleção “Threads of Identity”. Onde trocou os modelos por dançarinos, um desfile que deixou a plateia de pé, sendo o mais aplaudido. 




Moral da história: a moda é muito mais do que roupa...

Sem comentários:

Enviar um comentário

obrigada pelo teu comentário!